quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Antecedentes


Desenho de Indira Moreira

Faz já muitos anos encontrei num alfarrabista um livro que me chamou a atenção para a simplicidade e profundidade com que tratava temas complexos da construção de edificios e da cidade. O livro tem-me acompanhado desde aí e chama-se "The timeless way of Building" de Christopher Alexander.

Há cerca de um ano comecei a coordenar um projecto de inclusão social na Quinta da Serra, um bairro de barracas do Prior Velho. Ver Blog
O território, foi desde o principio, a dimensão omnipresente numa acção que se centrava no sujeito e nas chamadas dinâmicas comunitárias. A gramática da linguagem de padrões de Alexander foi essencial à representação holistica e empirica do bairro como instrumento de acção discernida. De alguma maneira, cada um de nós, que vivemos o bairro por dentro, fomos construindo uma representação estrutural e causal do bairro em que agimos ou vivemos.

Há cerca de um mês iniciei o meu Mestrado em Gestão de Território e Urbanismo, que é uma janela para uma reflexão mais aprofundada, no âmbito de um Doutoramento, sobre Inclusão Social e a filosofia política de Hannah Arendt. O trabalho da disciplina de Fundamentos de Planeamento Territorial que aqui se inicia com este blog será o lugar de fixação dessa representação do bairro, assente na acção. Pretende também ser uma contribuição para a definição de um programa de intervenção urbana.

Sem comentários: